PORO GLOBO / / /
23:00
Usando máquinas de sequenciamento genético, os pesquisadores foram capazes de confirmar que cerca de um terço dos casos de hanseníase que aparecem a cada ano nos Estados Unidos é resultado do contato com tatus infectados. Os casos estão concentrados na Louisiana e no Texas, onde algumas pessoas caçam e comem tatus.NOVA YORK - Esta semana uma pesquisa divulgada nos EUA alertou para os perigos do contato com tatus: eles são fonte de transmissão de hanseníase para humanos, segundo reportagem do "New York Times".
A hanseníase pode ser tratada com antibióticos se diagnosticada rapidamente, mas muitas pessoas não reconhecem as lesões de pele características da doença e acabam sofrendo danos nos nervos ao longo da vida.
Cerca de 70% das doenças infecciosas - gripe e AIDS, para citar algumas - são passadas de animais para humanos, mas no caso da hanseníase um aspecto interessante é que a transmissão parece se dar nas duas direções.
- A hanseníase não estava presente no Novo Mundo antes de Cristóvão Colombo, os tatus devem ter adquirido a doença de humanos nos últimos 400 ou 500 anos - disse o pesquisador Richard W. Truman, do Programa Nacional de Hanseníase em Baton Rouge e autor do estudo com tatus, que foi publicado no "The New England Journal of Medicine".
Poucos tatus vivem o suficiente em habitat selvagem para serem afetados, segundo o pesquisador, mas os de laboratório sofrem os mesmos problemas que os humanos e eventualmente morrem de falência hepática ou renal.
O micróbio que causa a hanseníase, Mycobacterium leprae, não cresce em laboratório e sobrevive apenas uma ou duas semanas em solo úmido. Na verdade, os únicos animais em que é conhecida a propagação da doença são os seres humanos e os tatus, mas não havia prova definitiva até este estudo.
- O mais importante é que as pessoas sejam desencorajadas de consumir a carne ou manusear os tatus - disse Truman.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/tatus-podem-transmitir-hanseniase-para-humanos-diz-pesquisa-2790751#ixzz4RIYXzlCM
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja Bem Vindos a Nossa Radio